terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Homenagem á Grande Mãe: Yemanja/Imperatriz



Hoje é para mim e todas as pessoas que de certa forma acreditam na crença de orisas , protetores da natureza e de do ser humano, mais um dia especial, que paralelamente faz coro com outras religioes que por acaso tambem tem nessa data, uma dia de comemoração a mesma vibração energetica: O dia de Yemanja, de Nossa Senhora dos Navegantes na igreja catolica, que por aqui podemos relacionar ao arcano A Imperatriz.Todas estao no mesmo plano, e ha quem diga tratar-se da mesma pessoa.
Portanto como diz uma das suas cantigas: "Dai-me licença ê, oh dai-me licença, pra Mãe Yemanja ê ê, dai-me licençaaa.."
Para que os leigos possam ter uma visao dessa orixa, trarei aqui um texto que encontrei e que vai de encontro ao que eu entendo dessa força maravilhosa, dessa grande mae, que gerou os orisas junto com nosso pai, e que por isso tem sincrestismo com nossa senhora.Representam assim: a maternidade, o amor, a valorização da familia, o lucro e o alimento que vem da natureza, do mar, do artesanato com objetos naturias e da concretização dos planos, pois ela como a imperatriz representa a energia do numero 3.
Leia-se:
"
Para os seguidores das religiões afro-brasileiras, o ano de 2010 é regido por Yemanjá. Acredita-se que algumas das características arquetípicas do Orixá impregnem e definam a essência do ano na vida das pessoas.
Ela chegou a Brasil no século XVIII, com a bagagem cultural trazida pelos escravos. Sua origem é a nação Egbá, que se espalhava pela região da Nigéria. Lá, existe até um rio com o nome deste Orixá. Ela é filha de Olokum, o mar, e mãe de quase todos os Orixás. Sua cor é o azul e o branco.
Ela é a senhora dos mares e das águas. É a fonte da vida. Na África, foi sempre associada à fertilidade. Nas danças rituais, reproduz-se o movimento das ondas com as mãos, ou ainda lançando-se os braços para o alto, numa evocação às variações das ondas e à instabilidade das águas.
No Brasil, ela tornou-se o Orixá mais popular. Foi sincretizada, na Umbanda, com a Nossa Senhora e sua evocação é subliminar em festas, como a dos Navegantes, em Porto Alegre. Em Salvador, o dia 2 de fevereiro lhe é consagrado, quando os fiéis concentram-se no Largo do Rio Vermelho e levam milhares de oferendas ao mar, geralmente acomodadas em barquinhos azuis e brancos. No Rio de Janeiro, o Reveillon de Copacabana encampou elementos de seu ritual - o vestir-se de branco e jogar flores brancas e amarelas ao mar, costume que acabou ganhando o Brasil.
Yemanjá seria em geral plácida, compreensiva e pródiga. É a senhora da pescaria farta, da abundância. Fartura, romantismo, convívio familiar em alta e gravidez seriam marcas de um ano sob a sua regência. Amizade, companheirismo, franqueza e vida social ativa (desde com ênfase na família, na casa, nos vizinhos e amigos próximos), seriam também atributos que acompanham Yemanjá. A feminilidade ganharia destaque e tudo o que for orientado ao público feminino teria grandes chances de sucesso. Como Yemanjá também é a senhora da criação e da educação, estima-se que as realizações intelectuais sejam favorecidas. Aspecto que seria fortalecido pela companhia de Oxalá, que a estaria acompanhando neste ano.
Mas as águas são instáveis: hora tranqüilas, hora vigorosas, hora fartas, hora escassas. O que sinalizaria para um ano de mudanças, de abruptas oscilações. Fonte da vida, é ela quem dá, mas é ela também quem tira. De humor geralmente sereno, Yemanjá não aceita, contudo, contestação de sua autoridade, o que pode torná-la irascível. Os seguidores das religiões afro-brasileiras acreditam que um ano de Yemanjá começa e termina com chuvaradas, tormentas, enchentes, ressacas, tragédias no mar, naufrágios, afogamentos. Tudo, enfim, que estiver relacionado à força das águas."
Tudo que foi dito pra yemanja pode de certa forma ser atribuida a nossa Imperatriz do Taro, então fica ai minha homenagem a essa força feminina, e que ela possa abençoar quem esta no mar, na terra, em todo o universo, abençoando-nos com seu Amor fraterno e Universal, dando-nos bons pensamentos e uniao familiar, realizções, paz.
Odoya mae yemanja, te saudo Grande Mae!
link do texto:
http://wp.clicrbs.com.br/pedepagina/2010/01/03/2010-ano-de-yemanja/?topo=77,2,18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Senhor da Vida Tarot